Portugal

José Carlos Santiago

Curador e Facilitador

www.jcsantiago.info
www.jcsantiago.net
www.jcsantiago.com

Abordagens para a sua Saúde e Bem Estar

ZAPP: EVDO: CDMA: Publicidade Enganosa

Zapp: EVDO: CMDA: Publicidade Enganosa

No site da Zapp.pt podemos ler:

"Actualmente, nas zonas EVDO, o Telemodem Zapp pode atingir velocidade de pico até 1.4 Mbps, nas restantes zonas a velocidade é até 153 kbps. Estamos desde já a efectuar um reforço de capacidade dessas zonas EVDO que permitirá velocidade de pico até 2.4 Mbps, o qual se prevê concluir até final de 2006."

A verdade e a realidade é:

1) A maior parte dos servidores ainda só tem EVDO até 1,4 Mbps.

2) A quantidade de utilizadores faz diminuir imenso a velocidade, acabando por se conseguirem máximos na casa dos 300 Kbps mas apenas em situações raras e pontuais quando são poucos os utilizadores. Para 1,4 Mbps vai uma grande diferença.

3) A velocidade média ronda os 20 a 180 Kbps mesmo com EVDO o que é demasiado baixo acabando por ser muito semelhante ao dial-up. Eu chego a ter velocidades da ordem dos 10 Kbps e isto com EVDO.

4a) O tráfego é contado à saída dos servidores da Zapp e NãO à chegada a casa do utilizador. Assim qualquer interferência atmosférica, motorizada que passe ou outra interferência, cria erros de transmissão de onde resulta o reenvio da mesma informação diversas vezes. E isto sempre a contar e a somar. Desta forma 1 Mb de dados úteis pode traduzir-se em 4 ou 5 Mb de dados enviados e contabilizados mas que chegaram com interferência e como tal são dados inúteis e sem utilidade.

4b) Multiplique por 5 o tráfego que usa pois será esse o resultado que a Zapp lhe irá cobrar (devido aos erros criados pelas interferências que obrigam ao reenvio dos dados várias vezes). Na verdade você não recebe aquilo que paga pois recebe apenas cerca de 5 vezes menos. Você paga aquilo que eles enviam, não o que você recebe.

Resumindo; pense bem se precisa mesmo de uma ligação sem fios pois as operadoras de telemóveis têm o mesmo problema e a velocidade costuma também ser demasiado baixa e não têm cobertura em todo o lado.

Resumindo todos fazem publicidade enganosa e o mexilhão é que paga.

É lamentável que se tenha de pagar assinatura de linha telefónica quando o que se pretende é apenas ter net e esta já se paga.

Mais lamentável ainda é que num país que se diz desenvolvido, os portugueses continuem a ser tratados abaixo de cão e existam portugueses de primeira e portugueses de segunda.

Uns porque estão na cidade, podem ter net sem assinatura de telefone e os que estão logo ao lado da cidade têm de pagar a net mais a assinatura.

Na verdade Portugal é muito giro, quando se tem dinheiro e se é português de primeira.

Os outros que se lixem...... e que paguem a crise.